terça-feira, 5 de junho de 2012

Relações ecológicas

O jogo “Mico das relações ecológicas”, de autoria de Mariana Amorim e Paloma Cortês, foi confeccionado utilizando os seguintes materiais: EVA, tesoura, cola de isopor, régua, lápis e imagens impressas previamente. Ele é composto por cartas que apresentam imagens de relações ecológicas e outras com os conceitos que devem ser corretamente pareados com a imagem correspondente. O apliquei no 7º ano, a partir dos procedimentos sugeridos pelos autores, com algumas adaptações.

Tema: Relações ecológicas
Autores: Mariana Amorim e Paloma Côrtes
Co-responsável pela revisão e/ou alteração: Leopoldo Ferreira de Oliveira Bernardi
Público Alvo: 7a Série do Ensino Fundamental
Objetivo: - Revisar e fixar os conhecimentos relacionados às relações ecológicas.
Material: - 28 cartas sobre relações ecológicas.

Procedimentos:
O jogo deverá ser realizado por um grupo de no máximo 6 alunos.
Antes de se começar o jogo, um aluno deverá retirar uma carta do baralho e separa-la do restante das outras cartas. Nenhum dos outros participantes do jogo pode saber qual foi a carta retirada do baralho, nem mesmo quem a retirou. Deste modo todas as cartas do baralho terão um par, com exceção de uma carta que ficará sem par e irá representar a carta “Mico”.
O restante das cartas do baralho deverão ser distribuídas igualmente entre os jogadores. Após a distribuição das cartas cada jogador deverá identificar nas suas cartas se existe a possibilidade de se formar pares entre elas. Para formar um par o aluno deverá unir um conceito (escrito) com seu exemplo (fotografia). As cartas que formarem pares deverão ser descartadas no centro da mesa. Sendo que o aluno que formar o maior número de pares começa o jogo.
Para começar o jogo um aluno deverá retirar aleatoriamente uma carta do baralho que está nas mãos do jogador a sua esquerda, sem ver o desenho ou escrito desta carta. Se a carta retirada formar par com alguma das cartas que estão na mão do aluno que começou o jogo este deve descartar o par no centro da mesa, se não formar, ele incorpora essa nova carta às suas. Na seqüência, o jogador a direita, de quem começou o jogo, deve dar seqüência as jogadas da mesma forma que o primeiro jogador, retirando uma carta aleatoriamente.
O jogo irá seguir até as cartas se esgotarem nas mãos dos jogadores, devido à formação dos pares. No final irá restar apenas um jogador com a carta “Mico”, que foi a carta que teve seu par foi retirado no início do jogo. O jogador que terminar com o mico nas mãos é o deverá pagar uma prenda. No caso, será imitar o animal simbolizado na carta ou um teatro demonstrando o conceito escrito.
O objetivo do jogo é tentar fazer os pares de cartas o mais rápido possível para não ficar por último e ser o “Mico”.

Questões para discussão
- Na natureza existem relações harmônicas e desarmônicas. Tente separar as cartas do jogo usando estes dois conceitos.
- Os liquens são a união entre algas e fungos. Como funciona essa relação? Como o fungo e a alga se beneficiam com essa relação?
- O homem pode desempenhar diferentes funções ecológicas na natureza. Cite algumas dessas funções.
- O parasitismo é um tipo de relação que pode vir a prejudicar muito as populações humanas. Cite alguns parasitas humanos e um modo de evitar que eles entrem em contato conosco.

Um comentário:

  1. como conseguir esse jogo.Por favor me envie no e-mail ratenani@yahoo.com.br

    ResponderExcluir