terça-feira, 12 de junho de 2012

Erupção Vulcânica - Aula demonstrativa

Olá,

Creio que muitos de nós quando cursávamos o ensino fundamental II fizemos um vulcão.

Para quem utiliza o livro do Projeto Radix dos autores Leonel, Karina e Elisangela, ao abrir na página 52 entraremos uma sugestão de construção de material de apoio pedagógico para ilustrar o conteúdo: Estrutura da Terra.

A estratégia foi uma aula demonstrativa, pois não houve a participação ativa do aluno. ( Diferente de experimento, onde o aluno tem participação ativa)

As aulas demonstrativas instigam a curiosidade do aluno, dão sentido ao conteúdo teórico e elucidam questões levantadas durante a explicação do conteúdo. É uma estratégia que vem sendo muito utilizada principalmente no ensino de Física, existem vários teóricos falando sobre o tema e são de fácil acesso.

Vamos agora aos materiais e métodos necessários para a construção do vulcão:


  • 1 copos plásticos (240ml ou mais)
  • 1 placa de isopor
  • 1 kg de argila
  • bicarbonato de sódio
  • vinagre
  • corante alimentar vermelho
  • colher para sopa

    (Adaptado, o livro pede mais materiais, mas desse jeito também dá certo)






Molhe as mãos para manusear a argila, pegue pequenas quantidades e faça bolinhas, depois enrole formando canudinhos, então amasse lateralmente formando um circulo sobre o isopor, essa será a base do vulcão. Repita o procedimento pondo as quantidades de argila sobre a base até formar uma estrutura conífera, próxima a figura do vulcão. Coloque o copo descartável dentro e prenda com a argila das bordas. Seu vulcão estará pronto.

Para tonar a maquete mais bonita, fiz árvores com papel camurça e palitos de madeira, e pintei o isopor. Gastei no total R$ 2,00 (dois reais) com argila e o papel, o resto do material consegui na escola inclusive o vinagre, o colorante e o bicarbonato de sódio. 














Assista o vídeo onde eu utilizo a estratégia.



Os alunos que estão numa faixa etária que está saindo do Fundamental I, onde as atividades são mais lúdicas, não conseguem prestar atenção em aulas teóricas, ficam muito dispersos brincando e provocando os colegas, nessa aula eles ficaram bem envolvidos. Deveria ser pensado em mais aulas assim nos 6ºs anos para facilitar a transição para uma nova fase da vida escolar, e claro, sempre que possível fazer uma aula diferenciada nos demais, 7º, 8º e 9º e também no Ensino Médio.





Links de alguns trabalhos sobre aulas demonstrativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário