terça-feira, 5 de junho de 2012

Erosão

Erosão do solo

O 6º ano havia estudado sobre erosão do solo e, para elucidar este assunto, realizei um jogo que consistiu em demonstrar aos alunos a influência do desmatamento na erosão do solo. Para tanto, foram divididos 3 grupos de árvores (A, B e C) e um representando a água. Os estudantes que representavam as árvores eram responsáveis por manter folhas de papel embaixo dos pés, as quais simularam a terra e também estavam dispostas livremente no grupo, sem a proteção dos “estudantes árvores”. Além disso, eles foram distribuídos de forma desigual entre os grupos A, B e C. Ao sinal do coordenador, os alunos que representavam a água introduziram-se nos grupos A, B e C, respectivamente, e retiraram o maior número possível de folhas de papel. Os alunos que representam as árvores tentaram dificultar-lhes a tarefa. No final de três minutos foi contabilizada a quantidade de folhas captadas pelos “estudantes água”. Como resultado, os “estudantes água” conseguiram captar mais folhas de papel no grupo que possuía menos “estudantes árvores”. Deste modo, foram realizadas as comparações convenientes, reforçando o papel das árvores como elementos de fixação e de proteção da cobertura vegetal e chamando a atenção para o problema da erosão do solo provocado pelo desmatamento.


2 comentários:

  1. Achei um pouco confusa a descrição da dinâmica. Espero que a prática tenha dado sentido aos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei legal, esse tipo de dinâmica é sempre bem vinda, no entanto, como Keka disse, é preciso deixar bem claro para os alunos o(s) objetivo(s) dessa prática.

    ResponderExcluir