terça-feira, 25 de setembro de 2012

Morfologia da Flor


O ensino de Botânica é marcado por diversos problemas e tem sido alvo de preocupação de vários pesquisadores.  Entre os problemas mais evidentes, está a falta de interesse por parte dos estudantes e dos professores por esse conteúdo. Apesar de muitos motivos serem apontados para tal desinteresse o ponto fundamental parece ser a relação que nós seres humanos temos com as plantas. O fato desses seres não interagirem diretamente com o homem e serem “estáticos”, ao contrário dos animais, pode justificar essa falta de interesse.

Sugestão do livro utilizado na escola, Projeto Radix - pág 248.

Uma atividade simples, de baixo custo e diferenciada que motive os alunos é a dissecação de uma flor, geralmente Hibisco.

Uma flor muito comum, presente em jardins, que apresentam colorações brancas, vermelhas, rosas, amarelas ou alaranjadas e com as estruturas fáceis de identificar.

Material:

Flor de hibisco, de preferencia as caídas no chão.
Papel A4
Estilete
Fita adesiva ou cola
Caneta

Foram formados 5 grupos, cada grupo com 4 alunos e uma flor.
O professor e/ou o estagiário deve auxiliar com o uso do estilete, principalmente quando for separar o ovário da flor, para não danificar a estrutura.
Separadas as partes, hora de colar e nomear as estruturas.


Depois da atividade feita, foi exposta no hall da escola para socialização de conhecimento com as outras turmas. Infelizmente não há fotos, mas foi uma atividade que contribuiu muito com a aprendizagem dos alunos.




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